Por: Stephanie S. Friesen

Saiba como produzir vídeos com estratégia para engajar o conteúdo de sua empresa na ferramenta que conquista cada vez mais espaço no Instagram!

Todos que possuem uma conta no Instagram sabem o que é Reels! Lançada em 2019, essa ferramenta, que está em constante atualização, permite a criação e compartilhamento de conteúdo em formato de vídeos de até 90 segundos. Criado em oposição ao Tik Tok, a solução da empresa Meta permite ao usuário consumir e produzir vídeos envolventes, divertidos e criativos que aproximam o consumidor da marca e informam o público.

Mas será que só posso fazer isso através das dancinhas? Não precisa! O Reels é muito mais que isso. É uma ferramenta poderosa para conectar sua marca aos clientes e oferecer a eles conteúdo de qualidade, incentivando-os a se engajar com as publicações e estimulando o algoritmo a oferecer seu conteúdo para mais pessoas. Hoje, com as atualizações recentes do aplicativo, a maior entrega de conteúdo no Instagram pertence ao Reels.

Consumir temas de marcas permite que as pessoas acompanhem tendências, colaborem com a comunidade e descubram novas ideias. O Reels estimula a liberdade criativa do usuário – com efeitos, música e figurinhas – assim, sua empresa cria vídeos que engajam seu público.

Por que minha empresa deve criar Reels?

Como a ferramenta é sempre atualizada e as tendências das redes mudam constantemente, ainda há muito que se aprender sobre o que gera resultado. Mas o fato é que o Reels tem potencial de ajudar sua empresa a atingir cada vez mais seu público-alvo e fazer seu negócio crescer. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!

Tutoriais, truques e dicas são perfeitos para o formato Reels. Os conteúdos educativos permitem captar a atenção do público e ajudá-lo em poucos segundos. Outra forma de gerar uma aproximação é mostrar processos, espaços, produtos, serviços e a produção de maneira descontraída e informal, se o tom de voz da marca o permitir. Esteja onde seu público está e converse com ele!

Dicas para que seus vídeos engajem na plataforma

Utilize áudios com qualidade e aproveite trends

Aproveite músicas e áudios virais do aplicativo, para que seu vídeo também receba mais visualizações e engaje o público. Utilize o áudio de uma trend que bombou e adapte o conteúdo para seu nicho. Traga o potencial viral para seu conteúdo. Veja um exemplo! Mas não se esqueça de focar em conteúdos originais, pois a ferramenta dá destaque para eles!

Grave vídeos e utilize imagens com qualidade

É importante utilizar fotos com qualidade e gravar vídeos em um cenário que faça sentido, esteja bem iluminado e arrumado. É como um cartão de visitas e aqui todos vão reparar na bagunça – o que pode ser parte da estratégia, haja criatividade! É interessante seguir a identidade visual da sua marca, para que todos os canais se comuniquem de maneira visual, sonora e textual parecida.

Conheça sua marca

A compreensão da essência e dos objetivos da marca contribui para afirmar a personalidade da marca e criar um vínculo com os consumidores. Faça a diferença na vida de quem lhe segue oferecendo conteúdo de valor. Veja um exemplo!

Poste em horários estratégicos

Parte de conhecer seu público é saber quando ele está ativo nas redes sociais. Além de estar acordado, ele precisa de tempo para interagir com seu conteúdo. O melhor horário para postar é às 11h e 18h. No entanto, existem particularidades. Por isso, é fundamental acompanhar as métricas, observar o comportamento da sua audiência e, assim, encontrar o melhor horário para postar o conteúdo de sua marca.

Traga informações completas

Além de explorar o conteúdo no vídeo, utilize as ferramentas do Instagram a seu favor. Utilize hashtags relevantes para o seu nicho, complemente o assunto na legenda e certifique-se que o vídeo é inclusivo e pode ser entendido mesmo sem áudio, assim você aumentará o seu alcance. Depois de publicar seu Reels de sucesso, compartilhe nos stories e convide seus seguidores a visualizar o conteúdo. Veja um exemplo!

Conclusão

Viu como publicar um Reels de sucesso não é um bicho de sete cabeças? Todos podem aproveitar essa ferramenta! Gostou deste artigo e quer ter a melhor estratégia de conteúdo e comunicação via Reels no Instagram? Então entre em contato com a Smartcom – Inteligência em Comunicação. Nós sabemos como e com quem a sua marca deve falar!

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