Empresas investem cada vez mais em estratégias digitais, mas para continuar acompanhando as mudanças, é importante estar por dentro das novas tendências

Por: Stephanie S. Friesen

O que vai viralizar em 2023? Qual a melhor maneira de oferecer meu serviço e consolidar minha marca no mercado? Quais são as melhores estratégias para o mundo digital nesse novo ano? Consigo captar clientes no online para o meu tipo de negócio? Essas são algumas das perguntas que todo profissional de comunicação e quem tem um negócio e se preocupa com a sua presença digital se faz no começo de um novo ano.

A todo momento o mundo digital oferece novos formatos de conteúdo, novas ferramentas e até mesmo novas redes sociais – como o Minds, Mastodon, Koo e Bluesky. Essas novidades são um reflexo do comportamento das pessoas que também as influencia, e, portanto, é uma oportunidade para seu negócio e suas estratégias em 2023.

Acompanhar essas tendências e suas mudanças nem sempre é fácil, por isso separamos algumas das principais estratégias para esse novo ano. Mas, lembre-se: o que vale para um negócio, talvez não valha para outro! A análise deve ser aprofundada, com metas, objetivos de presença e público bem definidos.

Comunicação rápida e simplificada:

O tempo que as pessoas dedicam para ver algo está cada vez mais curto. A “culpa” é das redes sociais e, por consequência, da baixa capacidade do usuário em manter a atenção em algo. Apesar de irônico, o seguinte é verdadeiro: observamos o aumento exponencial de dados e informações no mundo, mas é necessário entregar informações que possam ser compreendidas de maneira simples – quanto mais curto e direto, melhor.

Vídeos curtos seguem sendo a preferência para quem consome redes sociais, herança do TikTok que se espalhou para outras redes, como o Instagram com os Reels de sucesso e o YouTube com os Shorts.

Além de apostar em vídeos curtos e objetivos, toda a comunicação com o público e possíveis clientes deve passar o conteúdo de forma simples. Portanto, invista em uma comunicação eficiente e assertiva, para que tudo o que deve ser transmitido, chegue efetivamente ao seu cliente e o impacte. Lembre-se de produzir conteúdos utilizando a comunicação H2H!

Data Marketing:

O Marketing nunca pode ser baseado em achismos, por isso, quando se usa dados, as ações são mais assertivas. O Data Marketing transforma dados em projetos e campanhas, o que permite entender o engajamento do cliente, suas expectativas e também estabelecer ações para o futuro.

A coleta e análise de tudo o que os dados possam dar de informações direcionarão a tomada de decisões e investimentos do marketing. São os dados que mostram se as estratégias adotadas funcionam, qual é o resultado alcançado e como ele impacta os clientes.

Aqui na Smartcom, por exemplo, fazemos relatórios mensais e anuais que mostram as conquistas das estratégias adotadas, nos auxilia a entender o que mais deu resultado e o que não foi tão eficaz assim e, também, temos novas ideias para os próximos projetos e ações baseados no que construímos.

Conteúdos interativos e imersivos:

Redes sociais, propagandas, websites e todo tipo de conteúdo e projetos digitais precisam ser cada vez mais interativos e imersivos. Isso permite ao usuário ter uma experiência mais gostosa na internet e realmente se interessar por aquilo que consome, senão, o seu negócio corre o risco de ser ignorado.

Assim é possível gerar interações diretas do consumidor com seu conteúdo, um exemplo são os quizzes, infográficos, e-books, questionários e vídeos. Para produzir essas experiências personalizadas e fortalecer a comunicação one to one, é preciso investir em tecnologias e estratégias que permitam esse envolvimento, além de produzir conteúdos de qualidade.

Mantenha em mente o tom de voz e a persona de sua marca ao criar esses conteúdos e inclua-os em tudo que produzir. Isso também se aplica a sua identidade visual, que precisa estar impecável – e caso não esteja, nós te ajudamos com isso!

Uso de Inteligência Artificial (IA):

Talvez você já tenha ouvido falar – e até usado – a ferramenta “ChatGPT”, um dos exemplos de chat com Inteligência Artificial (IA) do mercado. Essa tecnologia permite que usuários tirem  dúvida, recebam ajuda em seus projetos e o que mais precisar. Mas cuidado para não cair na armadilha de usar robôs de interações ou compras de seguidores, esse tipo de ação não tem consistência e se revela, ao longo do tempo, um tiro no pé na credibilidade do seu negócio.

O principal uso do IA, na verdade, é a automatização de tarefas do marketing, o que permite que sua empresa economize tempo e dinheiro, além de focar esforços no que interessa: a entrega de conteúdos personalizados para seus clientes.

Mas é preciso saber usar a ferramenta, não adianta perguntar “Como crescer no Instagram”, por exemplo, e esperar uma fórmula mágica! Ele pode te ajudar com perguntas sobre um tema, mas é sempre bom deixar as estratégias na mão de especialistas – como as profissionais da Smartcom! Que tal experimentar com algumas curiosidades suas e então focar em perguntas que podem facilitar suas pesquisas?

Outras tendências:

A lista de tendências é enorme, por isso destacamos as principais e que mais prometem mudar o processo de trabalho, planejamento e estratégias do Marketing em 2023.

Essas são mais algumas tendências que podem se destacar nesse novo ano: eventos híbridos, chatbots, criação de comunidades, marketing de influência, preocupação com a diversidade, acessibilidade, ESG e responsabilidade ambiental.

Conclusão

São diversos os fatores, elementos e ferramentas que devem ser levados em conta, mas o importante é não fechar os olhos para a relevância do Marketing Digital, estar atento as tendências e, principalmente, escolher bem quem irá cuidar da comunicação online da sua empresa.

A Smartcom tem as melhores estratégias, está sempre antenada nas tendências do mercado e sabe como e com quem a sua empresa deve falar. Gostou deste artigo e quer ter as melhores estratégias para o seu negócio em 2023? Então entre em contato com a Smartcom – Inteligência em Comunicação!