fbpx
case FH

FH

Sobre o cliente

A FH é uma empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software fundada em 1999. Desde então, realiza projetos em mais de 30 países em diferentes setores industriais. Emprega 700 pessoas e possui sedes em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Joinville, Rio de Janeiro e Brasília. A companhia trabalha com três linhas de negócios: services, voltado para a venda e implementação de projetos SAP, fiscais e omnichanel; outsourcing, com suporte online 24 horas; e software. A FH investe nas estratégias de assessoria de imprensa da Smartcom desde novembro de 2014, por meio das quais alcançou visibilidade em veículos nacionais e internacionais, o que inclui mídia impressa, online e canais televisivos. Pela natureza de seus produtos e soluções, a empresa é fonte para revistas e portais dos segmentos de tecnologia, além de estar presente em pautas sobre gestão, desenvolvimento profissional e economia. .

Case em destaque

Em outubro de 2019, a consultoria alemã Itelligence, pertencente ao grupo japonês NTT Data, comprou partipação majoritária nas ações da FH e o assunto precisava ser divulgado em âmbito global. A demanda, de extrema importância para o cliente, foi encaminhada à Smartcom com pouco tempo de antecedência por se tratar de um assunto sigiloso e estratégico. Era necessário mostrar ao mercado o quanto essa aquisição impactaria o mercado de tecnologia. Trata-se da união de uma empresa nacional com previsão de faturamento anual de R$ 162 milhões com uma multinacional, com 26 subsidiárias, receita total de 926,6 milhões de euros no ano anterior e que busca uma expansão na América Latina. Para maior alcance, Smartcom realizou um trabalho em equipe, com a divulgação por meio do mailing para veículos de tecnologia, economia e geral, além de firmar uma parceria com uma assessoria de impressa internacional. A notícia foi veiculada em 39 publicações nacionais e 11 internacionais, entre elas Valor Econômico, Online Focus, Der Tagesspiegel e Nikkei xTECH Active. O resultado alcançado foi satisfatório, graças ao relacionamento com a imprensa especializada em TI, negócios e outras editorias gerais.

case cerne

CERNE

Sobre o cliente

O Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE) atua desde 2016 com o objetivo de se tornar referência no atendimento aos pacientes com danos neurológicos. O trabalho alia as competências dos sócios-fundadores em atendimento, fisioterapia e terapia ocupacional, com a especialização de uma equipe multidisciplinar, o que amplia os tratamentos para as áreas de fonoaudiologia, e musicoterapia O CERNE tem uma busca constante por oferecer métodos avançados e inovadores, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Terapia da Mão, Integração Sensorial, Contensão Induzida. Cliente da Smartcom a partir de 2016, o centro ganha reconhecimento por meio dos serviços de assessoria de imprensa e mídias sociais.

Case em destaque

Clínica ainda em início de suas atividades em 2016, o CERNE buscava na comunicação online a contrução da marca e dar visibilidade ao importante trabalho voltado para a recuperação neurológica. Para promover um posicionameno do centro em mídias sociais, a Smartcom desenvolveu estratégias para gerar engajamento, identificar os serviços e fidelizar clientes, com a criação de uma identidade visual para as redes sociais, estudo de público-alvo, definição de temáticas e periodicidade para as publicações e um tom de voz específico para o conteúdo textual. Atualmente, a página do CERNE do Facebook ultrapassou a marca de 5,3 mil curtidas, alcance de 1,546 milhão de pessoas entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019. Paralelamente às mídias sociais, a clínica cresceu fisicamente para abrigar o volume de atendimentos e oferecer serviços diferenciadas, com o acréscimo de uma unidade em São José dos Pinhais em 2018 e mudança da unidade de Curitiba para uma nova sede em 2019.

case ibema

IBEMA

Sobre o cliente

Fabricante de papelcartão em atividades desde 1955, a Ibema tem a produção anual de 140 mil toneladas, o que a torna uma das principais players da indústria gráfica da América Latina. Seu portfólio inclui a confecção de embalagens, livros, e materiais promocionais para o mercado nacional e internacional. Cliente da Smartcom desde outubro de 2012, a Ibema passou por transformações importantes durante o período. Seu posicionamento na mídia é realizado por meio do serviço de assessoria de imprensa nacional, com a qual já recebeu três premiações consecutivas como “Empresa que melhor se Comunica com os Jornalistas”, oferecidas em 2013, 2014 e 2015 pela Editora Segmento, e internacional, devido ao trabalho de jornalista baseada em Buenos Aires. A Smartcom também produz conteúdos para a Ibema em com produtos como Revista Ibema por Você, atualmente com periodicidade anual, Informativo Ibema & Você, bimestral. .

Case em destaque

O Prêmio Ibema Gravura é o único concurso do gênero promovido pela iniciativa privada no Brasil. A Smartcom divulga o prêmio desde sua terceira edição, em 2013, e tem a honra de dar visibilidade a novos e corajosos artistas visuais do país todo. O desafio de inserir uma marca da indústria no meio cultural brasileiro tem estimulado nossa equipe a difundir cada vez mais o Prêmio. A redação do catálogo dos vencedores é outra oportunidade em que a Smartcom desenvolve suas habilidades de escrita e crítica cultural.

case thyssenkrupp

thyssenkrupp

SOBRE O CLIENTE

O grupo industrial de alta tecnologia alemão thyssenKrupp é formado por 670 empresas espalhadas por quase 80 países. A divisão Steering da thyssenkrupp atua há 20 anos no Brasil, completados em 2019. A empresa desenvolve sistemas de direção elétrica. A Smartcom presta serviços de design para divisão Steering.

Case em destaque

Para a comemoração dos 20 anos trabalhamos na criação de um selo e também na proposta de identidade visual em uma festa para os colaboradores e clientes. Além da comemoração dos 20 anos, no dia da festa tivemos uma homenagem ao CEO desta divisão, que se aposentaria na mesma data. Para a homenagem, foi criado um livro com toda a tragetória do CEO, coletando histórias com profissionais e familiares mais próximos a ele.

case servopa

CONSÓRCIO SERVOPA

Desde 1966 o Consórcio Servopa se destaca pela gestão sólida e segura junto ao mercado nacional, mantendo uma média de 300 grupos ativos que, juntos, totalizam aproximadamente 55.000 consorciados. Com mais de 250.000 cartas de créditos contempladas, a marca está entre as 10 maiores administradoras de consórcio independentes do país segundo o ranking do Banco Central. Atua nos segmentos de automóveis novos e seminovos, motocicletas e imóveis.

Case em destaque

Desenvolver a comunicação interna era uma das missões do Consórcio Servopa e por meio da Smartcom esse desejo foi realizado. Desde 2018, a parceria se estabeleceu e continua até hoje com grandes desafios. A marca gostaria de aprimorar a comunicação interna, e com isso, a proposta da Smartcom foi investir em uma NewsLetter para começar a criar um canal de relacionamento direto com o colaborador. Foi realizada uma pesquisa estratégica para a criação de temas e conteúdos, como também para o design gráfico. Juntando todas as informações necessárias para atingir um resultado surpreendente, a primeira News foi lançada e o sucesso veio logo em seguida. Os colaboradores se sentiram valorizados, e principalmente, a comunicação entre os departamentos foi aprimorada com um canal oficial para divulgar as informações. Depois de um ano de projeto, uma nova pesquisa foi feita, e os colaboradores pediram algumas mudanças. E sim, foi alterado o projeto editorial, que deixou a News mais moderna, interativa e informativa. Hoje, o infomativo virou muito mais que uma simples NewsLetter, ela é a voz do consórcio, em que todas as informações estratégicas estão divulgadas por lá, e sem contar com o reconhecimento que cada colaborador sente ao ver seu rosto estampado na edição. Está sendo conceituada como uma ótima “revista” tanto impressa como virtual que traz conteúdo de qualidade, lida e relida por todos os colaboradores ganhando espaço também nas próprias residências de cada um. É um material que todos têm orguho de levar para dentro de sua casa, orgulho de pertencer!

case historia viva

INSTITUTO HISTÓRIA VIVA

Fundado em 2005 pela gestora Roseli Bassi, o Instituto História Viva tem como objetivo maior transformar ambientes de dor e sofrimento por meio da literatura oralizada. Por meio deste trabalho, a ONG, que nasceu em Curitiba e, hoje, atua em vários estados brasileiros, tem incentivado a leitura, a educação e a cultura brasileira. Em 15 anos de existência, a entidade já formou 3.500 voluntários na arte de ouvir e contar histórias. Semanalmente, asilos, hospitais, casas lares e abrigos recebem a visita dos voluntários do História Viva que, por ano, atendem cerca de 14 mil pessoas. Seus voluntários apresentam perfis variados e são capacitados a ouvir, escrever, contar e recontar histórias clássicas, casos de vida e contos da literatura brasileira no intuito de levar alegria a indivíduos em situações de fragilidade física e emocional. A seriedade desse trabalho tem rendido premiações diversas à entidade nos segmentos de cultura, educação e ação social. Saiba mais: www.historiaviva.org.br / www.facebook.com/institutohistoriaviva

Case em destaque

A Smartcom apoia o Instituto História Viva por meio da Assessoria de Imprensa. Desde 2013, incentivamos a marca a criar um relacionamento único e personalizado com a imprensa nacional, tanto online como offline. Os resultados foram incríveis, abrindo muitas portas de divulgação nos meios mais relevantes, como Tvs e Rádios locais e até mesmo no programa Fantástico, da Rede Globo. Incentivar a leitura e a educação. Promover a saúde emocional e influenciar o estado físico. Preservar e propagar a cultura de gerações diferenciadas. Esses são alguns dos principais objetivos do Instituto História Viva. Para colocar em prática esses sonhos, a entidade conta com três projetos em andamento: Ouvir e Contar Histórias, Contadores de Histórias – Pacientes em Hospitais e A Arte de Encantar para Educar. Por meio dessas iniciativas, a ONG já conquistou o reconhecimento e a parceria de diversas empresas e entidades, além de prêmios variados.

case ipb

INSTITUTO PRINCESA BENEDIKTE (IPB)

O Instituto Princesa Benedikte é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída em dezembro de 2010, que tem por objetivo o auxílio e colaboração a entidades que atuam no cuidado, proteção e abrigo de crianças em situação de risco e abandono.
Idealizado a partir do desejo e apoio da própria Princesa Benedikte, da Dinamarca, o Instituto tem sede em Curitiba, é presidido hoje pelo Sr. Wilson José Andersen Ballão e constitui parte das ações sociais da Princesa pelo mundo. Vem se firmando ao longo dos últimos anos em parceria com outras entidades de Curitiba que atuam abrigando menores em situação de risco retirados da guarda dos pais pela tutela judicial.
Com sede na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, o IPB atua na esfera municipal, estadual, nacional e internacional, através da obtenção de recursos financeiros e ajuda humanitária para o desenvolvimento de projetos sociais, em conformidade com todos os aspectos legais e administrativos. O IPB possui títulos de utilidade pública municipal e estadual. A Princesa Benedikte da Dinamarca é a patrona do Instituto Princesa Benedikte no Brasil.

Case em destaque

Para promover um posicionamento do IPB em mídias sociais, a Smartcom desenvolveu estratégias para gerar engajamento, identificar os serviços e fidelizar clientes, com a criação de uma identidade visual para as redes sociais, estudo de público-alvo, definição de temáticas e periodicidade para as publicações e um tom de voz específico para o conteúdo textual.
Atualmente, a página do Instituto do Facebook ultrapassou a marca de 270 curtidas, alcance de 105.456 mil de pessoas entre dezembro de 2019 e abril de 2020. Paralelamente às mídias sociais, o IPB cresceu fisicamente para abrigar até 40 crianças em parceria com o Lar Dona Vera.
case sesi

SESI CULTURA PARANÁ

Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, promove o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investimento em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2019, mais de um milhão e duzentos e sessenta espectadores tiveram acesso à cultura por meio das ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

Case em destaque

O Sesi Cultura Paraná buscou a Smartcom para fortalecer a sua marca por meio da assessoria de imprensa em 2017. Há três anos foi desenvolvido um trabalho completo de assessoria por todo o Paraná. O grande desafio foi dar visibilidade e credibilidade à marca em cada cidade de todo estado, e também criar um relacionamento forte e estável com a imprensa. Com muito trabalho e dedicação a meta foi cumprida e hoje o resultado de clipping como também das ações realizadas são considerados um sucesso. Por meio da assessoria de imprensa o Sesi Cultura Paraná cresceu a cada ano em divulgação. Os dados comprovam volume de publicações e também qualidade das matérias e dos veículos, sejam online como offline. A Smartcom, além de trabalhar as pautas com as atrações que acontecem em cada teatro, também inovou em outros assuntos como - economia criativa, arte e tecnologia, desafios do setor cultural e muito mais. Com isso, a construção do fortalecimento da marca foi sólido e diferenciado. Os projetos culturais como Circuito Sesi Cultura Paraná, Núcleos Criativos, Sesi Música e o Festival Sesi Música/PR, foram os grandes destaques em todos esses anos. Com eles é possível realizar uma divulgação estratégica de pré-evento e pós-evento, além de aliar diversos artistas que trabalham em parceria com o Sesi, o que faz toda a diferença. A Smartcom também é responsável pelos conteúdos digitais no site e nas redes sociais. O crescimento de seguidores, curtidas, visualizações, e principalmente engajamento são bem expressivos. Desde 2017 só evolui devido as melhores estratégias de conteúdos inovadores e criativos que são postados com todo amor que temos à arte.