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FH

Sobre o cliente

A FH é uma empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software fundada em 1999. Desde então, realiza projetos em mais de 30 países em diferentes setores industriais. Emprega 700 pessoas e possui sedes em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Joinville, Rio de Janeiro e Brasília. A companhia trabalha com três linhas de negócios: services, voltado para a venda e implementação de projetos SAP, fiscais e omnichanel; outsourcing, com suporte online 24 horas; e software. A FH investe nas estratégias de assessoria de imprensa da Smartcom desde novembro de 2014, por meio das quais alcançou visibilidade em veículos nacionais e internacionais, o que inclui mídia impressa, online e canais televisivos. Pela natureza de seus produtos e soluções, a empresa é fonte para revistas e portais dos segmentos de tecnologia, além de estar presente em pautas sobre gestão, desenvolvimento profissional e economia. .

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Em outubro de 2019, a consultoria alemã Itelligence, pertencente ao grupo japonês NTT Data, comprou partipação majoritária nas ações da FH e o assunto precisava ser divulgado em âmbito global. A demanda, de extrema importância para o cliente, foi encaminhada à Smartcom com pouco tempo de antecedência por se tratar de um assunto sigiloso e estratégico. Era necessário mostrar ao mercado o quanto essa aquisição impactaria o mercado de tecnologia. Trata-se da união de uma empresa nacional com previsão de faturamento anual de R$ 162 milhões com uma multinacional, com 26 subsidiárias, receita total de 926,6 milhões de euros no ano anterior e que busca uma expansão na América Latina. Para maior alcance, Smartcom realizou um trabalho em equipe, com a divulgação por meio do mailing para veículos de tecnologia, economia e geral, além de firmar uma parceria com uma assessoria de impressa internacional. A notícia foi veiculada em 39 publicações nacionais e 11 internacionais, entre elas Valor Econômico, Online Focus, Der Tagesspiegel e Nikkei xTECH Active. O resultado alcançado foi satisfatório, graças ao relacionamento com a imprensa especializada em TI, negócios e outras editorias gerais.

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CERNE

Sobre o cliente

O Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE) atua desde 2016 com o objetivo de se tornar referência no atendimento aos pacientes com danos neurológicos. O trabalho alia as competências dos sócios-fundadores em atendimento, fisioterapia e terapia ocupacional, com a especialização de uma equipe multidisciplinar, o que amplia os tratamentos para as áreas de fonoaudiologia, e musicoterapia O CERNE tem uma busca constante por oferecer métodos avançados e inovadores, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Terapia da Mão, Integração Sensorial, Contensão Induzida. Cliente da Smartcom a partir de 2016, o centro ganha reconhecimento por meio dos serviços de assessoria de imprensa e mídias sociais.

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Clínica ainda em início de suas atividades em 2016, o CERNE buscava na comunicação online a contrução da marca e dar visibilidade ao importante trabalho voltado para a recuperação neurológica. Para promover um posicionameno do centro em mídias sociais, a Smartcom desenvolveu estratégias para gerar engajamento, identificar os serviços e fidelizar clientes, com a criação de uma identidade visual para as redes sociais, estudo de público-alvo, definição de temáticas e periodicidade para as publicações e um tom de voz específico para o conteúdo textual. Atualmente, a página do CERNE do Facebook ultrapassou a marca de 5,3 mil curtidas, alcance de 1,546 milhão de pessoas entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019. Paralelamente às mídias sociais, a clínica cresceu fisicamente para abrigar o volume de atendimentos e oferecer serviços diferenciadas, com o acréscimo de uma unidade em São José dos Pinhais em 2018 e mudança da unidade de Curitiba para uma nova sede em 2019.

case ibema

IBEMA

Sobre o cliente

Fabricante de papelcartão em atividades desde 1955, a Ibema tem a produção anual de 140 mil toneladas, o que a torna uma das principais players da indústria gráfica da América Latina. Seu portfólio inclui a confecção de embalagens, livros, e materiais promocionais para o mercado nacional e internacional. Cliente da Smartcom desde outubro de 2012, a Ibema passou por transformações importantes durante o período. Seu posicionamento na mídia é realizado por meio do serviço de assessoria de imprensa nacional, com a qual já recebeu três premiações consecutivas como “Empresa que melhor se Comunica com os Jornalistas”, oferecidas em 2013, 2014 e 2015 pela Editora Segmento, e internacional, devido ao trabalho de jornalista baseada em Buenos Aires. A Smartcom também produz conteúdos para a Ibema em com produtos como Revista Ibema por Você, atualmente com periodicidade anual, Informativo Ibema & Você, bimestral. .

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O Prêmio Ibema Gravura é o único concurso do gênero promovido pela iniciativa privada no Brasil. A Smartcom divulga o prêmio desde sua terceira edição, em 2013, e tem a honra de dar visibilidade a novos e corajosos artistas visuais do país todo. O desafio de inserir uma marca da indústria no meio cultural brasileiro tem estimulado nossa equipe a difundir cada vez mais o Prêmio. A redação do catálogo dos vencedores é outra oportunidade em que a Smartcom desenvolve suas habilidades de escrita e crítica cultural.

case thyssenkrupp

thyssenkrupp

SOBRE O CLIENTE

O grupo industrial de alta tecnologia alemão thyssenKrupp é formado por 670 empresas espalhadas por quase 80 países. A divisão Steering da thyssenkrupp atua há 20 anos no Brasil, completados em 2019. A empresa desenvolve sistemas de direção elétrica. A Smartcom presta serviços de design para divisão Steering.

Case em destaque

Para a comemoração dos 20 anos trabalhamos na criação de um selo e também na proposta de identidade visual em uma festa para os colaboradores e clientes. Além da comemoração dos 20 anos, no dia da festa tivemos uma homenagem ao CEO desta divisão, que se aposentaria na mesma data. Para a homenagem, foi criado um livro com toda a tragetória do CEO, coletando histórias com profissionais e familiares mais próximos a ele.

case servopa

CONSÓRCIO SERVOPA

Desde 1966 o Consórcio Servopa se destaca pela gestão sólida e segura junto ao mercado nacional, mantendo uma média de 300 grupos ativos que, juntos, totalizam aproximadamente 55.000 consorciados. Com mais de 250.000 cartas de créditos contempladas, a marca está entre as 10 maiores administradoras de consórcio independentes do país segundo o ranking do Banco Central. Atua nos segmentos de automóveis novos e seminovos, motocicletas e imóveis.

Case em destaque

Desenvolver a comunicação interna era uma das missões do Consórcio Servopa e por meio da Smartcom esse desejo foi realizado. Desde 2018, a parceria se estabeleceu e continua até hoje com grandes desafios. A marca gostaria de aprimorar a comunicação interna, e com isso, a proposta da Smartcom foi investir em uma NewsLetter para começar a criar um canal de relacionamento direto com o colaborador. Foi realizada uma pesquisa estratégica para a criação de temas e conteúdos, como também para o design gráfico. Juntando todas as informações necessárias para atingir um resultado surpreendente, a primeira News foi lançada e o sucesso veio logo em seguida. Os colaboradores se sentiram valorizados, e principalmente, a comunicação entre os departamentos foi aprimorada com um canal oficial para divulgar as informações. Depois de um ano de projeto, uma nova pesquisa foi feita, e os colaboradores pediram algumas mudanças. E sim, foi alterado o projeto editorial, que deixou a News mais moderna, interativa e informativa. Hoje, o infomativo virou muito mais que uma simples NewsLetter, ela é a voz do consórcio, em que todas as informações estratégicas estão divulgadas por lá, e sem contar com o reconhecimento que cada colaborador sente ao ver seu rosto estampado na edição. Está sendo conceituada como uma ótima “revista” tanto impressa como virtual que traz conteúdo de qualidade, lida e relida por todos os colaboradores ganhando espaço também nas próprias residências de cada um. É um material que todos têm orguho de levar para dentro de sua casa, orgulho de pertencer!

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INSTITUTO HISTÓRIA VIVA

Fundado em 2005 pela gestora Roseli Bassi, o Instituto História Viva tem como objetivo maior transformar ambientes de dor e sofrimento por meio da literatura oralizada. Por meio deste trabalho, a ONG, que nasceu em Curitiba e, hoje, atua em vários estados brasileiros, tem incentivado a leitura, a educação e a cultura brasileira. Em 15 anos de existência, a entidade já formou 3.500 voluntários na arte de ouvir e contar histórias. Semanalmente, asilos, hospitais, casas lares e abrigos recebem a visita dos voluntários do História Viva que, por ano, atendem cerca de 14 mil pessoas. Seus voluntários apresentam perfis variados e são capacitados a ouvir, escrever, contar e recontar histórias clássicas, casos de vida e contos da literatura brasileira no intuito de levar alegria a indivíduos em situações de fragilidade física e emocional. A seriedade desse trabalho tem rendido premiações diversas à entidade nos segmentos de cultura, educação e ação social. Saiba mais: www.historiaviva.org.br / www.facebook.com/institutohistoriaviva

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A Smartcom apoia o Instituto História Viva por meio da Assessoria de Imprensa. Desde 2013, incentivamos a marca a criar um relacionamento único e personalizado com a imprensa nacional, tanto online como offline. Os resultados foram incríveis, abrindo muitas portas de divulgação nos meios mais relevantes, como Tvs e Rádios locais e até mesmo no programa Fantástico, da Rede Globo. Incentivar a leitura e a educação. Promover a saúde emocional e influenciar o estado físico. Preservar e propagar a cultura de gerações diferenciadas. Esses são alguns dos principais objetivos do Instituto História Viva. Para colocar em prática esses sonhos, a entidade conta com três projetos em andamento: Ouvir e Contar Histórias, Contadores de Histórias – Pacientes em Hospitais e A Arte de Encantar para Educar. Por meio dessas iniciativas, a ONG já conquistou o reconhecimento e a parceria de diversas empresas e entidades, além de prêmios variados.

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INSTITUTO PRINCESA BENEDIKTE (IPB)

Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, promove o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investimento em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2019, mais de um milhão e duzentos e sessenta espectadores tiveram acesso à cultura por meio das ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

Case em destaque

O Sesi Cultura Paraná buscou a Smartcom para fortalecer a sua marca por meio da assessoria de imprensa em 2017. Há três anos foi desenvolvido um trabalho completo de assessoria por todo o Paraná. O grande desafio foi dar visibilidade e credibilidade à marca em cada cidade de todo estado, e também criar um relacionamento forte e estável com a imprensa. Com muito trabalho e dedicação a meta foi cumprida e hoje o resultado de clipping como também das ações realizadas são considerados um sucesso. Por meio da assessoria de imprensa o Sesi Cultura Paraná cresceu a cada ano em divulgação. Os dados comprovam volume de publicações e também qualidade das matérias e dos veículos, sejam online como offline. A Smartcom, além de trabalhar as pautas com as atrações que acontecem em cada teatro, também inovou em outros assuntos como - economia criativa, arte e tecnologia, desafios do setor cultural e muito mais. Com isso, a construção do fortalecimento da marca foi sólido e diferenciado. Os projetos culturais como Circuito Sesi Cultura Paraná, Núcleos Criativos, Sesi Música e o Festival Sesi Música/PR, foram os grandes destaques em todos esses anos. Com eles é possível realizar uma divulgação estratégica de pré-evento e pós-evento, além de aliar diversos artistas que trabalham em parceria com o Sesi, o que faz toda a diferença. A Smartcom também é responsável pelos conteúdos digitais no site e nas redes sociais. O crescimento de seguidores, curtidas, visualizações, e principalmente engajamento são bem expressivos. Desde 2017 só evolui devido as melhores estratégias de conteúdos inovadores e criativos que são postados com todo amor que temos à arte.