10 detalhes que tornam sua marca inesquecível

Você quer estabelecer uma conexão instantânea com seu cliente? Ter uma identidade visual marcante transmite ao público o conceito da sua marca. Para isso, é necessário partir de uma estratégia bem definida, e elaborar materiais que representem a personalidade de sua marca.

O que é a identidade visual e qual sua importância?

A combinação de elementos gráficos visuais reflete um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. É um conjunto de símbolos que deve gravar sua marca e missão na mente do público, de forma rápida e objetiva. Afinal, temos apenas alguns segundos para causar uma boa impressão e impactar o possível cliente.

A identidade visual traduz os conceitos do seu empreendimento por meio de cores, formas e fontes: faz parte da estratégia de comunicação do marketing digital e da orientação das ações da marca, com foco no branding. Esse conjunto gráfico individualiza sua marca e a torna exclusiva. Por isso, ele é essencial para sua relação com o cliente.

Como tornar sua marca inesquecível:

  • Briefing

O primeiro passo é reunir as ideias do que você quer comunicar sobre sua empresa ou produto no briefing. Esse documento traz todas as informações e expectativas para a criação de uma identidade que represente a empresa. Por isso, o briefing deve ser bem montado, alinhado ao posicionamento da organização e trazer detalhes sobre a descrição do produto, qual o público-alvo, o diferencial de sua marca, quem são os concorrentes e objetivos de interesse. Depois, é possível ir para o próximo passo.

  • Brainstorming

O famoso “toró de ideias”. É a etapa do processo de criação da identidade visual em que todas as informações que vêm à mente são discutidas e consideradas. Nessa reunião, que requer muita criatividade, mas também foco nas estratégias, as possibilidades de cada sugestão são consideradas, procurando encontrar defeitos e vantagens de cada uma, para então dar vida a um esboço.

  • Brand Persona 

É imprescindível ter uma Brand Persona bem definida, pois ela representa o que a marca tem a oferecer, como ela vai se conectar e se comunicar com os clientes. Ela é basicamente a personalidade da marca aos olhos do público.

  • Definição dos elementos

A fonte, cor, forma e estilo da identidade visual dão vida à marca. Esses elementos devem traduzir a essência da empresa e estar alinhados com a divulgação de maneira geral. Assim, estarão comunicando algo homogêneo ao público e transmitindo a alma da empresa, produto ou serviço.

A tipografia, por exemplo, deve ser legível e estar em harmonia com as cores e formas escolhidas. Todos os elementos da identidade visual devem ser chamativos, para que estimulem um contato. Mas cuidado para não exagerar! Às vezes, menos é mais. Aposte em elementos simples e organizados que transmitam uma mensagem clara ao público.

  • Paleta de cores

As cores exercem um papel fundamental na interpretação e despertam sentidos, ativam memórias e representam conceitos de forma poderosa.  Para dar um exemplo, repare como o vermelho remete à paixão, energia, perigo e intensidade. Já o verde inspira confiança, esperança, calma, saúde e ainda remete à natureza, concorda?

  • Formas

As formas geométricas utilizadas precisam estar em harmonia com os outros elementos e transmitir conceitos claros. Um círculo, por exemplo, expressa a ideia de algo completo, sem fim, atemporal e infinito. Já o quadrado lembra um conceito de objetividade e racionalidade, e por aí vai.

  • Manual da marca

O manual serve como um guia da comunicação visual e permite documentar cada etapa e construir um padrão que represente a empresa. É um compilado dos dados técnicos, análises, especificações e todas as informações que se transformarão em referência para a criação de qualquer produto ou serviço relacionado à empresa.

  • Aplicação

Para formular a identidade visual é essencial pensar em sua aplicação. Pense em que meios sua marca estará, em quais produtos ela aparecerá. Lembre-se que a identidade precisa ser consistente e flexível ao mesmo tempo, aplicando-se às variantes de produtos e meios que podem surgir.

  • Atualização

Manter a apresentação da sua marca atualizada e visualmente moderna é uma forma de acompanhar o mercado e os hábitos do consumidor, que mudam constantemente. É essencial acompanhar essas tendências e suas transformações. Não tenha medo das mudanças e da inovação! Seguindo todas as etapas e prestando atenção a esses detalhes, sua identidade visual o ajudará a alcançar seu público e a conquistar clientes.

  • Especialistas

Para comunicar-se com o público é necessário conhecê-lo. A criação da identidade visual é complexa, pois representa sua empresa. Por isso, é importante ter o melhor conceito e design possível. Quando é hora de botar a mão na massa, deixe para quem tem a capacidade técnica necessária para a execução do trabalho, e que pode criar e montar a identidade visual que a sua marca precisa aplicando todos os itens citados acima dentro do visual e do conceito da marca.

 


Conclusão

Gostou deste artigo e quer ter uma identidade visual marcante? Então entre em contato com a Smartcom – Inteligência em Comunicação. Nós sabemos como e com quem a sua marca deve falar!

Stephanie Friesen
Stephanie Friesen
Jornalista e Social Media na Smartcom - Inteligência em Comunicação.
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