Pense em como o consumo de informações mudou ao longo das décadas. Antes, as pessoas se atualizavam folheando jornais e revistas enquanto tomavam um café da manhã. Agora o cenário é dominado por smartphones, feeds de redes sociais, podcasts e um volume ilimitado de dados. Com essa nova realidade, a assessoria de imprensa também precisou se reinventar para acompanhar as transformações do comportamento do público e das demandas do mercado.
Para se preparar para 2025, as estratégias de sua empresa devem estar alinhadas às tendências de marketing growth, que conversam diretamente com o conteúdo conectado à sua marca, ou seja, a assessoria de imprensa precisa focar em divulgações relevantes, eficazes e inovadoras. A Equipe Smartcom separou cinco dicas para você contar com resultados de impacto na sua assessoria de imprensa no próximo ano:
1.Você precisa de abordagem digital integrada
Nos últimos anos, o consumo de redes sociais no Brasil aumentou para 83%, conforme a Hootsuite. Essa mudança exige que a assessoria de imprensa amplie seu foco para além dos meios tradicionais, integrando plataformas digitais como redes sociais, sites de notícias, podcasts e revistas digitais.
- Tire a dica do papel: conte com especialistas que saibam identificar os canais que fazem sentido para o assunto que sua marca quer divulgar! Para algumas empresas, um podcast pode ser mais eficaz do que um programa de televisão, enquanto um site segmentado pode trazer melhores resultados do que um grande portal.
2. Invista em assessoria de imprensa data driven
A tecnologia está transformando a maneira como os assessores trabalham. A adoção de estratégias baseadas em dados (data driven) permite que as campanhas sejam mais assertivas e embasadas em fatos concretos. O uso de plataformas de busca qualificadas para a identificação de assuntos trends, faz toda a diferença!
- Tire a dica do papel: escolha uma assessoria que use ferramentas de análise de mídia e coleta de dados para identificar tendências, prever o alcance de pautas e ajustar mensagens conforme o interesse do público. Esses recursos ajudam a medir o impacto de ações e otimizar resultados.
3. Equilibre imediatismo e aprofundamento
Em um mundo onde as notícias são em tempo real e voláteis, o imediatismo pode alavancar sua autoridade. No entanto, é importante equilibrar essa urgência com um aprofundamento cuidadoso para transmitir mensagens de relevância e credibilidade.
- Tire a dica do papel: tenha uma curadoria inteligente de assuntos em alta, mas sempre alinhada a seus objetivos reais. Não basta reproduzir o que todos disseram sobre uma trend; é preciso oferecer à mídia uma perspectiva única e bem fundamentada. A sua assessoria deve circular constantemente entre os jornalistas de redações para identificar essas oportunidades imediatas.
4. Dê visibilidade a iniciativas de sustentabilidade e inclusão
Sustentabilidade e inclusão são temas prioritários para o consumidor, seja ele de massa ou B2B, e podem ser diferenciais importantes para as empresas assessoradas. Muitas organizações realizam ações significativas nessas áreas, mas nem sempre conseguem comunicar seus impactos para o mercado.
- Tire a dica do papel: trabalhe em conjunto com suas equipes para identificar iniciativas sustentáveis e inclusivas que possam ser transformadas em pautas de impacto. Evite os erros do “greenwashing” (divulgar metas ambientais que não foram cumpridas) e “tokenismo” (criar aparência de falsa inclusão de grupos minoritários sem os integrar na cultura corporativa) – priorize ações concretas e resultados mensuráveis.
5. Mantenha o foco no humano
Apesar de toda a evolução tecnológica, o aspecto humano continua sendo o elemento central de uma assessoria de imprensa eficaz. Comunicar-se com a mídia significa lidar com pessoas: jornalistas, editores, produtores, fontes e influenciadores. O mesmo vale para os públicos que consomem as matérias, entrevistas e artigos.
- Tire a dica do papel: invista no treinamento de porta-vozes para garantir que eles transmitam uma mensagem claras e empáticas. Opte por uma assessoria que desenvolva relações sólidas e de confiança com os profissionais de mídia e, também com os seus players internos. Isso facilitará muito o processo de produção, atendimento à imprensa e no resultado da publicação.
Se você quer elevar sua comunicação ao próximo nível, comece a implementar essas estratégias hoje mesmo com a Smartcom!
Agende uma conversa para entender como assessoria de imprensa faz diferença para seu negócio. Seu sucesso em 2025 depende das decisões que você tomar agora.