Desafios propostos
Altamente focada na comunicação internacional B2B, a Ibema Papelcartão e a gigante global de tecnologia NTT Data Business Solutions, buscavam, cada uma em seu mercado uma visibilidade e posionamento de marca internacional.
A Ibema almejava fortalecer a sua presença em mercados da América Latina como Argentina, Colômbia e Chile. Já a NTT foi adquirida por uma subsidiária alemã que fazia parte de um grupo japonês e precisavam comunicar mundialmente a transação. Esse objetivo exigia conhecimento da cultura dos países a serem trabalhados e, também, no caso da NTT, das normas de M&A impostas pelo CADE e pelos órgãos equivalentes internacionais.
Nosso toque de inteligência
Para a Ibema, desenvolvemos, em conjunto com nossa correspondente na Argentina, um plano de comunicação com as estratégias de divulgação em cada país. Levamos em conta as particularidades factuais de cada mercado e, também, das diferenças linguísticas de cada região. Realizamos uma conversa de briefing com o representante local e divulgamos materiais em espanhol para veículos de comunicação e entidades de classe e associações do mercado de embalagens. Também promovemos e acompanhamos visitas e contatos presenciais com jornalistas e com as entidades de classe.
Já para a NTT Data, coordenamos, juntamente com a subsidiária alemã, a divulgação internacional da aquisição com release em inglês e aprovado por todos os C-levels do grupo no Japão, Estados Unidos e Alemanha. Gerenciamos os disparos da comunicação, pois era preciso que este acontecesse simultaneamente, em todas as praças mundiais. Acompanhamos entrevistas com o CEO brasileiro e alemão aos maiores veículos de comunicação do Brasil.
A transformação inteligente
Ao longo do período da divulgação, de papelcartão registrou mais reuniões de prospecção nessas regiões e, também, o fortalecimento do reconhecimento de marca perante o mercado latino-americano, contribuindo para a internacionalização da marca.
Já a gigante da tecnologia teve sua marca fortalecida no mundo, o que contribuiu para o destaque da área de marketing e comunicação junto ao grupo mundial.
Imagens do case: